APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Reunião que estabelece diretrizes e metas do Plano Nacional de Fertilizantes conta com a participação da Abiquim

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023

Foto: Reprodução/MDIC


No dia 29 de novembro, em Brasília, a Abiquim participou da reunião do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), conduzida pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Na ocasião, foram aprovadas cinco diretrizes, 27 metas e 168 ações de curto, médio e o longo prazos do novo Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) com foco na redução da dependência externa do país neste setor, garantindo assim competitividade e sustentabilidade à produção brasileira, além de contribuir para a segurança alimentar dos brasileiros.

 

Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais da Abiquim, agradeceu pela atuação de Alckmin, bem como do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na recente aprovação da Portaria Interministerial Nº 28 que tornou possível a retomada do Regime Especial da Indústria Química (REIQ). Segundo ele, o recurso é fundamental para ajudar a indústria química nacional a voltar aos seus patamares, garantindo o desenvolvimento do país, geração de emprego, crescimento econômico, além da também produção de fertilizantes. “Todos sabem aqui que a solução dos fertilizantes passa pelo gás natural e o MDIC já vem, por meio de um grupo de trabalho próprio, discutindo para o setor industrial a questão da maior oferta de gás natural a preço competitivo. Nesta pauta, a Abiquim também vem contribuindo como membro do grupo de trabalho do Ministério de Minas e Energia (MME). Gostaria, portanto, de reiterar nosso reconhecimento e agradecimento à todas as equipes, colocando a entidade à total disposição para continuar somando suas contribuições nesses temas nos ministérios.”

 

Vale destacar que atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura são importados, ao custo de US$ 25 bilhões anuais – dinheiro que sai do país para gerar divisas e empregos no exterior. O horizonte do PNF é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atendar entre 45% e 50% da demanda interna.

 

Fazem parte do Confert, além do MDIC, os ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, de Minas e Energia, do Meio Ambiente, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Embrapa, da Petrobras, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).