APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Programa Atuação Responsável é tema de palestra da Abiquim na Universidade Federal Fluminense

Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023


Foto: Reprodução I Abiquim



Como parte de um projeto da disciplina ‘Introdução à Profissão de Bacharel em Química Industrial’ da Universidade Federal Fluminense, que tem como objetivo dar uma visão ampliada da Química e da indústria para os calouros do curso em questão, a Abiquim deu uma palestra no dia 8 de novembro, cujo tema foi ‘A importância da Química para a Sociedade, principais áreas de atuação da química e perspectivas futuras para o profissional da química’.

 

Luiz Shizuo Harayashiki, gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, traçou um cenário da indústria química brasileira, mostrando que ela ocupa a 6ª posição no cenário mundial, gera 2 milhões de empregos diretos e indiretos, representa 11% do PIB industrial e é a química mais sustentável do mundo. “Ela é líder em produtos renováveis, geradora de tecnologia de ponta e formadora de mão-de-obra qualificada”, acrescentou.

 

E como a mais sustentável do planeta, Shizuo, enfatizou que a indústria química nacional inova e desenvolve processos e produtos cada vez mais sustentáveis e com diferenciais competitivos para uma economia de baixo carbono, por meio da iniciativa voluntária do programa global Responsible Care® - Atuação Responsável®, destacando-se, especialmente, por ser provedora de soluções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 

 

Entre outros destaques da sua apresentação, ele ressaltou que o Programa Atuação Responsável® conta com a ferramenta Sassmaq para avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química. A avaliação dessas empresas, explicou o gerente da Abiquim, é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim evitando auditorias múltiplas e com critérios diferenciados. “O SASSMAQ auxilia as empresas no processo de seleção, qualificação e na definição de planos de ação para melhoria contínua”, destacou Shizuo.