APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim participa do 2º Encontro Migratio de Energia e Gás (EMEG)

Terca-Feira, 29 de Agosto de 2023

Foto: Grupo Migratio


Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), apontou o preço do gás natural como grande vilão da competitividade do setor. Segundo ela, nos últimos 15 anos, a ociosidade na capacidade instalada da indústria química brasileira aumentou de 13% para mais de 30%. “Esse aumento da ociosidade se deve à queda da competitividade do setor, provocada basicamente pelo preço do gás no Brasil, lembrando que o setor químico é o maior consumidor industrial de gás natural no país, respondendo por 23% do total”.

 

A afirmação da diretora da Abiquim foi feita no 2º Encontro Migratio de Energia e Gás (EMEG) para a cidade de Limeira e região, evento promovido pela Migratio Energia  no dia 23 de agosto e que recebeu mais de 300 convidados, entre líderes empresariais e autoridades do setor de energia. 


Palestra de Fátima Ferreira Coviello Ferreira no painel de Biogás e Biometano

Foto: Grupo Migratio


Sob o painel ‘O gás como indutor da reindustrialização do país e os gargalos da infraestrutura’, Coviello explicou ainda que o gás natural distribuído no Brasil, chega a custar quatro vezes mais que nos Estados Unidos. Ela disse também que o gás da Rússia, devido à guerra da Ucrânia e ao bloqueio econômico da Europa, tem sido enviado para China e Índia praticamente por preço de custo. “Estamos perdendo mercado aceleradamente para China, Índia e EUA e os números de 2023 indicam que o problema tende a se agravar”, alertou.

 

Coviello apontou ainda problemas de infraestrutura de distribuição como um dos gargalos que tem impedido o aumento da produção e do uso do gás natural no país. “Para se ter uma ideia, 45% do gás natural produzido no pré-sal é reinjetado ou queimado nas plataformas por falta de capacidade instalada para fazer esse gás chegar na costa e ser distribuído.”

 

Estiveram presentes ainda no 2º. EMEG: Alexandre Lopes, vice-presidente de Energia da Abraceel; Eduardo Rossi, conselheiro da CCEE; Carlos Faria, diretor-presidente da Anace; Tamar Roitman, gerente-executiva da Abiogás; Luis Quilici, diretor de Relacionamentos Institucionais da Aspacer; Zilmar José de Souza, gerente de Bioeletricidade da ÚNICA; Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora de Economia e Estatística da Abiquim; José Mario Bozza Gazetta, presidente da ACIL e Renato Laranjeira, diretor do CIESP de Limeira. Participaram, ainda, o empresário Guga Stocco - fundador da organização de venture capital Futurum Capital e da plataforma de educação Fpass -, e Igor Rose, economista sênior do Itaú BBA.