APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Tributação e combate à evasão de indústrias foram destaques no lançamento da Frente Parlamentar da Química em São Paulo

Terca-Feira, 27 de Junho de 2023


Crédito: Divulgação/Abiquim


Nesta segunda-feira (26), foi lançada a Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica do Estado de São Paulo, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo. A cerimônia, dirigida por Luiz Fernando Teixeira, deputado estadual (PT/SP), coordenador da Frente na Alesp e agora oficialmente presidente da aliança, reuniu sindicatos, indústria, governo e entidades do setor privado.  

 

Como indústria de base, o deputado destacou a importância do setor químico para o desenvolvimento econômico e social do país, ressaltando a necessidade de fomentar a geração de empregos de qualidade, de altos salários; além de estimular subsídios. “Precisamos, sobretudo, trabalhar questões burocráticas, por exemplo a que se refere à licença de funcionamento de operação da indústria química, que aqui em São Paulo são dois anos, enquanto nos demais estados que têm polos petroquímicos são oito. A questão tributária é também outra demanda. São Paulo não ganha cobrando 6% de impostos; ele vem perdendo com a retirada de indústrias para outros estados, cujas taxas giram em torno de 12% como Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande de Sul. Precisamos de políticas que defendam nossas indústrias locais, que defendam o ABC, que combatam o crescimento dessa evasão”, enfatizou. 



Luiz Fernando Teixeira: “Precisamos defender o Polo do ABC”

Crédito: Divulgação/Abiquim


André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, disse que é fundamental a união de todos os atores envolvidos em prol do fortalecimento da indústria e na construção de uma pauta comum. “O setor carece de programas de incentivo para alavancar o setor e garantir um ambiente jurídico seguro no sentido de atrair mais investimentos, a exemplo de vários países da Europa, Oriente e Estados Unidos. Não existe país forte sem uma indústria forte”, ressaltou Cordeiro, lembrando que entre todas as indústrias globais, a do Brasil se destaca por ser a mais sustentável. “Somos líderes mundiais em sustentabilidade, já fizemos nossa lição de casa. Temos a indústria que menos gera gases de efeito estufa. Temos vantagens comparativas que nenhum outro país tem. E chegou a hora do Brasil mostrar essa força e competência. Enquanto isso, a defesa do nosso mercado não acompanha essa nossa excelência. Temos, efetivamente que reverter esse quadro”, complementou. 


André Passos Cordeiro: “Temos a indústria mais sustentável do mundo”

Crédito: Divulgação/Abiquim


Em pronunciamento por vídeo, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, trouxe a preocupação e o comprometimento do Governo com a agenda da indústria, reforçando a necessidade de uma política de Estado, rumo a neoindustrialização. Também vitualmente, o deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) e presidente da Frente Parlamentar da Química no Congresso Nacional, levou seu reconhecimento ao grupo recém-criado reafirmando o seu compromisso de estar junto à defesa do grupo em São Paulo.

 

Compuseram ainda a mesa de discussão Rômulo Fernandes, deputado estadual e membro da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica do Estado de São Paulo; Teonílio Barba, deputado estadual, primeiro-Secretário da Alesp e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa de uma Reforma Tributária Justa/Inclusiva, que estimule a produtividade, investimento e o aumento do emprego/renda na ALESP; Paulo Engler, diretor presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química (IdQ);  Nelson Pereira dos Santos Reis, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP, representando o presidente Josué Christiano Gomes da Silva; Juliana Cardoso, secretária-executiva de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, representando o Secretário de Estado, Jorge Lima; Aroaldo Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo; Airton Cano, coordenador política FetQuim, Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT do Estado de São Paulo; e Francisco Ruiz, gerente do COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC.

 

Para assistir o evento na íntegra, clique aqui

 

Confira a composição da Frente Parlamentar em apoio à Indústria Química e Farmacêutica do Estado de São Paulo:

 

Presidente: Deputado Estadual Luiz Fernando Teixeira

 

Membros Efetivos

1. Ana Carolina Serra

2. Atila Jacomussi

3. Oseias de Madureira

4. Rômulo Fernandes

 

Membros Apoiadores

1. Agente Federal Danilo Balas

2. Alex Madureira

3. Altair Moraes

4. Analice Fernandes

5. Beth Sahão

6. Carlos Cezar

7. Conte Lopes

8. Daniel Soares

9. Delegada Graciela

10. Delegado Olim

11. Dr. Jorge do Carmo

12. Edmir Chedid

13. Edna Macedo

14. Emídio de Souza

15. Enio Tatto

16. Felipe Franco

17. Gerson Pessoa

18. Jorge Caruso

19. Leci Brandão

20. Luiz Claudio Marcolino

21. Márcia Lia

22. Marcio Nakashima

23. Marcos Damasio

24. Marina Helou

25. Maurici

26. Paulo Fiorilo

27. Rafael Saraiva

28. Rafael Silva

29. Reis

30. Ricardo França

31. Ricardo Madalena

32. Sebastião Santos

33. Tenente Coimbra

34. Teonilio Barba

35. Thiago Auricchio

36. Valdomiro Lopes

37. Valeria Bolsonaro