APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Conheça as vencedoras do 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química

Terca-Feira, 23 de Maio de 2023


Em sua sexta edição, o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química consagrou na última quinta-feira (18) pesquisadoras da Universidade Federal do Rio (UFRJ), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Petrobras. A premiação, que destaca a participação feminina e a diversidade na ciência, reconhecendo mulheres cientistas com contribuições e pesquisas notáveis no campo da química e áreas relacionadas, é oferecida pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com apoio da ACS Publications, da CAS (uma divisão da ACS) e de instituições científicas brasileiras.

 

Evelin Andrade Manoel, da UFRJ, venceu na categoria Líder Acadêmica; Joyce Kelly Rosário da Silva, da UFPA, ganhou na categoria Líder Emergente; e Aline Machado de Castro, da Petrobras, conquistou a categoria Líder na Indústria. Cada uma delas recebeu um prêmio em dinheiro no valor equivalente a US$ 2.000, uma ID do SciFinder válida por um ano, uma associação à ACS por um ano, um certificado de premiação em inglês e inscrição gratuita em um curso oferecido pelo Instituto ACS.

 

Pela primeira vez desde a criação do prêmio, foram aceitas inscrições de mulheres transgênero e pessoas não-binárias. A premiação acontecerá no dia 30 de maio, durante a 46ª Reunião Anual da SBQ, em Águas de Lindoia (SP).

 

“Mais uma vez, temos a honra de premiar três grandes pesquisadoras brasileiras que se destacam pelo seu trabalho e valorizam a presença cada vez maior das mulheres na ciência, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, afirma Denise Ferreira, diretora internacional da CAS, uma divisão da Sociedade Americana de Química. “Espero ainda que este prêmio possa servir de incentivo e inspiração a novas cientistas no país, como forma de estimular o avanço das pesquisas e da participação feminina.”