APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim e Ministério de Minas e Energia se unem em prol do Programa Gás Para Empregar

Quarta-Feira, 03 de Maio de 2023

Efrain Cruz, Alexandre Silveira e Pietro Mendes (da esquerda para a direita)

Foto: MME/Divulgação


Em audiência na manhã de ontem (02), em Brasília, com o Ministério de Minas e Energia (MME), cuja pauta foi o Programa Gás Para Empregar, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) reforçou com o Ministro da pasta, Alexandre Silveira, a importância do programa para a indústria química nacional.

 

André Passos Cordeiro, presidente-executivo da entidade, afirmou que o gás natural é vital para a indústria química. “Ele é essencial não somente para aumentar nossa capacidade produtiva – hoje ociosa em cerca de 30% - como para criar investimentos químicos no Brasil, aproximadamente R$ 69 bilhões. Entendemos que esse programa é o caminho da solução. É a própria solução para a indústria química retomar sua competitividade e sobretudo, seus investimentos no país”.


Foto: MME/Divulgação


Como devolutiva, o Ministro Silveira reconheceu a essencialidade do programa, ressaltando que a política do Gás para Empregar é prioridade para o Governo Federal e que tem a ciência que ele irá promover a reindustrialização do país, gerando emprego decente e renda para a população. Ele afirmou também que o MME estará focado em viabilizar o programa, já que ele vai permitir a melhor utilização do gás da União, promovendo a autonomia e a segurança alimentar do país, reforçando o papel do Brasil como “Celeiro do Mundo”. Nesse sentido, ele enfatizou a importância de o setor químico, bem como de a indústria em geral, trabalhar em conjunto com governo para implantar o programa com a celeridade necessária.


Em função da articulação da Abiquim com o MME no Programa Gás Para Empregar, as associadas da Abiquim informaram que poderão realizar investimentos da ordem de R$ 70 bilhões para modernização e construção de novas Unidade de Fertilizantes e de produtos químicos em todo o país.

 

O presidente-executivo da Abiquim reiterou os votos de apoio, - e agradecimento pelas recentes medidas anunciadas pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE – enfatizando que a indústria química está na base de todos os segmentos da matriz de uma economia moderna, por isso é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico de países desenvolvidos e em desenvolvimento. “Alinhados com a visão deste governo, o setor enxerga nas medidas anunciadas as oportunidades de alavancar a geração de valor para a sociedade e para a economia do país como um todo”, finalizou.

 

Participaram do encontro Alexandre Silveira, ministro do MME; Efrain Cruz, secretário- executivo do MME; Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, além de Anderson Adauto, Ex-Ministro e Coordenador Institucional da Coalizão Gás Natural Matéria Prima. Pela Abiquim, estiveram presentes André Passos, presidente-executivo; Daniela Manique; presidente do Conselho Diretor da entidade e presidente da América Latina da Rhodia Solvay; Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais; Roberto Noronha, presidente da Unigel; Marcelo Perracini, diretor de Relações Governamentais para América do Sul da Rhodia Solvay; Daniel Hubner, presidente da Yara Fertilizantes; Bruno Soares, presidente do Conselho de Administração da Unipar; Sergio Santos, diretor de Relações Institucionais da Unipar; Javier Constante, presidente da Dow Química; Mariana Orsini, diretora de Relações Institucionais da Dow Química; Edison Terra, vice-presidente da América do Sul da Braskem; Rodrigo Jorge, diretor da Air Liquide para América do Sul; e Núbia Batista, gerente de Relações Institucionais da Braskem.