APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Primeiro dia da Feira Plástico Brasil contou com a presença de autoridades e cenário otimista para indústrias do plástico

Terca-Feira, 28 de Marco de 2023

Foto: Feira Plástico Brasil/Divulgação


Cerimônia de abertura e coletiva de imprensa abriram ontem (27) a Feira Plástico Brasil 2023, evento gratuito do setor de transformação de plástico, a qual a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) é co-realizadora juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Em sua terceira edição, o encontro se estenderá até o dia 31 de março, das 10h às 19h, de forma híbrida e presencial, no São Paulo Expo - Exhibition & Convention Center, em São Paulo.


O presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior, abriu a cerimônia de inauguração, destacando o caráter de “reunião de família” do evento e sua contribuição para movimentar uma indústria, a do plástico, que está presente em 90% de todas as demais indústrias.


Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Trabalho e Prefeitura de São Paulo, do COO da Informa Markets, Nicholas Owen, e de entidades como Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) também participaram da cerimônia onde foram ressaltadas a alta tecnologia e inovação dos lançamentos das marcas expositoras, as oportunidades de investimento público e privado disponíveis, o apoio do setor produtivo a reformas estruturais – como a Tributária e a Administrativa – para melhorar a competividade, e a constante preocupação da cadeia do plástico com a sustentabilidade e a economia circular. 


Ao final, ficou o convite da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Aline Cardoso, para que o poder público municipal e as entidades representativas unam-se para desenvolver um plano de economia circular para a cidade, com ampla participação das cooperativas de reciclagem.


Logo após a cerimônia, números do mercado foram revelados pela ABIMAQ com exclusividade no primeiro dia da Plástico Brasil.


Em fevereiro, o setor apontou receita líquida 7% maior (R$ 21,7 bilhões) que no mês anterior, puxada em grande parte pelas exportações, que no primeiro bimestre acumularam crescimento de 16,4%. O objetivo, agora, é reverter a queda de 2022. “A previsão é terminar este ano com crescimento de 2,4%”, projetou José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ.


A projeção se baseia em diferentes fatores, entre eles a disposição da nova administração federal em reconstruir os sistemas de exportação e de investir em infraestrutura, a qualidade de nível internacional das máquinas e equipamentos exportados pelos fabricantes brasileiros e a necessidade de modernização do parque industrial. 


“A Indústria 4.0 está chegando rapidamente a indústrias de todos os portes e, mesmo sem dados oficiais, acreditamos que a maioria das empresas ainda trabalha com máquinas de duas, três gerações atrás”, afirmou Gino Paulucci Junior. A ocupação da capacidade instalada também reagiu positivamente em fevereiro e atingiu 77,6%, enquanto o quadro de pessoal teve alta de 0,5%, chegando a 394 mil pessoas empregadas de forma direta.

 

Na avaliação da diretora de Economia e Estatística da ABIQUIM, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, a Feira Plástico Brasil retorna em um momento importante para o mercado brasileiro de resinas termoplásticas. Ao avaliar o cenário econômico do País, a executiva vê oportunidades de crescimento desse segmento, um dos mais importantes dentro do âmbito dos produtos químicos de uso industrial. “O Brasil possui produção local de praticamente todos os grades dessas resinas, com plantas com escala internacional e com excelência nos indicadores de eficiência operacional. Todavia, os resultados do segmento, assim como de toda a química, mostram que há oportunidades de elevação da produção local, uma vez que há ociosidade expressiva das atuais plantas, bem como aumento desproporcional de importações em relação ao atendimento da demanda local”, afirma Ferreira. 


A feira, organizada pela Informa Markets Brazil e reconhecida como uma catalisadora das inovações e tendências voltadas à cadeia produtiva dos plásticos, está reunindo mais de 800 grandes marcas, nacionais e internacionais, ocupando 40.000 m² de exposição para lançarem suas tecnologias e soluções em máquinas, equipamentos e acessórios, matérias primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial, robótica, entre outros produtos e serviços.

 

A Plástico Brasil também está com uma programação de conteúdos e experiências nos cinco dias de evento. Entre os destaques, a atração SMED – Single Minute Exchange of Die (troca rápida de molde) - que tem como objetivo apresentar, na prática e em tempo real, um sistema de troca de moldes de maneira automatizada, com o mínimo de interação humana. Uma solução, segundo especialistas do setor, que garante alta tecnologia, flexibilidade e eficiência ao diminuir o tempo de setup para melhorar a produtividade, que tem sido um dos grandes desafios da atividade industrial nas últimas décadas.

 

Para saber mais sobre a Plástico Brasil, acompanhe em www.plasticobrasil.com.br

 

Para participar da Plástico Brasil, clique aqui  e solicite sua credencial gratuita. Ao final do cadastro, imprima a credencial para apresentar na entrada do evento.