APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

ABIQUIM e sindicatos se reúnem para discutir agenda conjunta para a indústria química brasileira

Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2023

(Da esquerda para a direita): deputado estadual Luiz Fernando Teixeira; Hélio Rodrigues de Andrade; Geralcino Santana Teixeira;
Edson Dias Bicalho; Airton Cano; e André Passos Cordeiro 
Crédito: Abiquim/Divulgação


Na tarde da última terça-feira (07), a ABIQUIM recebeu em sua sede, em São Paulo, representantes de sindicatos de trabalhadores com o objetivo de apresentar a agenda para o desenvolvimento da indústria química brasileira.

 

Participaram do encontro o presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), Geralcino Santana Teixeira; o presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo; o secretário geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo, Edson Dias Bicalho; o coordenador político da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de SP (FETQUIM-CUT), Airton Cano; e o técnico do DIEESE, Douglas Meira Ferreira. Esteve presente ainda ao encontro o deputado estadual de São Paulo, Luiz Fernando Teixeira (PT). Pela ABIQUIM, além do presidente-executivo André Passos Cordeiro, estiveram presentes Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora de Economia e Estatística e Yhebert Gouveia Afonso, gerente da Área Legal, Ética e Compliance.

 

No início da reunião, André Passos Cordeiro apresentou a agenda estratégica do setor, material já apresentado às autoridades do novo governo, entre eles os ministros Fernando Haddad e Geraldo Alckmin. De acordo com o executivo, o País possui grandes oportunidades para se reindustrializar por suas vantagens comparativas. O desafio, segundo ele, é tornar essas vantagens competitivas. “Essas vantagens, caracterizadas pela abundância de matérias-primas, matriz energética limpa, grande biodiversidade, entre outras, podem alçar o País à liderança em políticas competitivas do uso de energia e matérias-primas renováveis e de economia circular.”


André Passos Cordeiro: “Brasil possui grandes oportunidades para se reindustrializar por suas vantagens comparativas”
Abiquim/Divulgação


Ao lembrar do papel fundamental da química no desenvolvimento dos mercados de energias renováveis e bioprodutos, do gás natural como energia de transição, e do saneamento e seu grande potencial no avanço da qualidade de vida e saúde da população brasileira, André Passos Cordeiro ressaltou que essas vantagens poderão levar ao aumento de sua produção industrial, investimentos, renda e arrecadação, maior participação no comércio internacional, além da avanços na sustentabilidade e circularidade dos produtos nacionais.

 

Ao concordarem com os pontos expostos pela ABIQUIM, os líderes sindicais presentes ressaltaram que o mais importante, com essa perspectiva promissora de reindustrialização, é de que o País voltará a gerar empregos de qualidade. Sob essa perspectiva, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira lembrou do papel fundamental das Frentes Parlamentares da Química – tanto a nacional como a de São Paulo – no fortalecimento da posição do setor e interlocução com o Executivo.

 

Os representantes dos sindicatos lembraram ainda que ações de curto prazo podem já ser feitas para a recuperação e manutenção do emprego do trabalhador brasileiro: a volta do Regime Especial da Indústria Química (REIQ) e uma solução para as alíquotas de importação de produtos químicos reduzidas, que interferem diretamente na competitividade do produto químico nacional.


Ao final da reunião, todos os presentes concordaram em preparar um posicionamento conjunto sobre a agenda estratégica que será minutado pela Abiquim e submetido à aprovação do grupo.