APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Evolução do Programa Atuação Responsável® no Brasil e lançamento do Programa EngajAR foram destaques da 18ª edição do Congresso AR®

Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2022

João Parolin e André Passos Cordeiro, respectivamente presidente do Conselho Diretor e presidente-executivo, ambos da Abiquim


Cerca de 350 pessoas acompanharam ao vivo a 18ª edição do Congresso Atuação Responsável®, realizada virtualmente no dia 08 de novembro. O evento, que fechou uma jornada de encontros com o objetivo de discutir temas relevantes para o setor químico brasileiro no que tange saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade, teve um significado especial pois este ano celebra-se os 30 anos do programa no Brasil. 

 

Na abertura do encontro, João Parolin, presidente do Conselho-Diretor da Abiquim, ressaltou a importância do AR. “Esse é um marco pelos 30 anos do programa, uma oportunidade para reafirmar o compromisso da indústria química brasileira com a sustentabilidade e também o seu papel de protagonista perante a sociedade, priorizando o bem-estar, a saúde, o desenvolvimento tecnológico, a segurança das suas operações e o comprometimento com contribuições para o desenvolvimento de um mundo melhor”. Ele lembrou ainda que os constantes avanços demonstrados pelos indicadores de desempenho do programa AR reiteram a importância da iniciativa e o saldo positivo de programa em toda cadeia industrial. “Nosso programa nos orgulha também quando constatamos que no ano de 2020 a indústria química reaproveitou 75% dos resíduos perigosos gerados, bem como 44% dos resíduos não perigosos, demonstrando assim, uma preocupação genuína, mesmo num período tão atribulado como o da pandemia mundial.”

 

André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, fez o desfecho da abertura chamando  atenção para o olhar vanguardista do programa que, desde o início dos anos 90, momento em que a sociedade não tinha sequer a ideia do significado do termo ESG (em português Governança ambiental, social e corporativa) ou sequer valorizava a importância das ações de sustentabilidade, as diretrizes preconizadas com o programa AR já englobavam todas essas demandas. “A indústria química não tem simplesmente uma bandeira de ESG, ela tem um instrumento de ação. Ou seja, ela mostra através da certificação do programa de gestão AR que ela realiza os compromissos que ela tem no padrão ESG.” Segundo Cordeiro, o Congresso vem solidificar e aperfeiçoar ainda mais esses compromissos com esse projeto. “Melhorar dia a dia para que a sociedade tenha a segurança de quando olhar uma empresa certificada pelo sistema de gestão, ela está olhando uma empresa química, uma indústria, uma empresa em geral que tem o compromisso com a criação de um novo mundo, de um mundo baseado num paradigma de produção sustentável, no compromisso social e com transparência na governança”, afirmou finalizando que não existe país forte sem uma indústria forte.

 

O primeiro painelista do encontro foi Jeff Kovacs – chairman RCLG da International Council of Chemical Associations (ICCA), que discursou sobre os desafios do “Responsible Care® no mundo, sobretudo nos últimos três anos da crise provocada pela Covid 19, além da busca por melhorar a eficiência das operações, avançando assim nas contribuições para as demandas globais de sustentabilidade, como mudanças climáticas e água limpa.

 

Em seguida, os diretores da American Chemistry Council (ACC), Francisco Laguna e Raleigh Davis, abordaram o tema ‘Tendências Globais na Gestão Segura de Produtos Químicos’. Encerrando a manhã do evento, Wellington Bonifácio (Huntsman), coordenador da Comissão de Gestão do Atuação Responsável da Abiquim, fez o lançamento do Programa EngajAR e homenageou as primeiras associadas certificadas no Programa AR, Unipar Carbocloro e Brucai.

 

Na parte da tarde, o congresso foi dividido em dois painéis – Economia Circular e Mudanças Climáticas. O primeiro deles contou com Rodolfo Viana (Basf), coordenador do GT de Economia Circular da Abiquim; Sergio Monforte, coordenador da Rede de Economia Circular da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Prapti Muhuri da Divisão de Plásticos do American Chemistry Council (ACC); Paulo de Mattos Coelho, diretor de Desenvolvimento de Negócios para Economia Circular da Braskem; Sonia Chapman, secretária-executiva da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rede ACV). Na moderação, Mariana Orsini (Dow Brasil), vice-coordenadora do GT de Economia Circular da Abiquim.

 

Sob a mediação de Marina Rossi (Braskem), coordenadora do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas da Abiquim, a segunda parte do congresso recebeu os seguintes painelistas: Alessandro Pistillo, representante da Together for Sustainability (TfS); Daniel Gouveia, engenheiro HSE na Rhodia Solvay e Marina Barki, gerente de Relação com Stakeholders LatAm da Climate Bonds Initiative.

 

O encontro teve como patrocinadores, as empresas Ambipar, Basf, Braskem, Dow, Elekeiroz, Huntsman, Kearney, Oxiteno, Unipar e Yara.

 

A cobertura completa do 18º Congresso de Atuação Responsável será divulgada em breve em um newsletter especial, assim como o link do evento que pode ser assistido na íntegra no canal oficial da Abiquim no Youtube. E para quem não pode acompanhar a jornada de 10 lives sobre o papel do AR® na evolução contínua do setor químico em saúde, segurança e meio ambiente, realizada nos últimos meses em comemoração aos 30 anos do programa, basta acessar o site www.congressoar.com.br