APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

MCTI lança chamada de R$ 50 milhões para desenvolvimento de combustíveis sustentáveis

Segunda-Feira, 04 de Julho de 2022

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou no dia 15 de junho uma chamada pública no valor de R$ 50 milhões para incentivar o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis como bioquerosene para aviação, além de hidrogênio verde, biometano e biodiesel. Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) vai investir na inovação do setor nos diferentes modais de transporte.

 

Os “combustíveis verdes” são obtidos a partir de matérias-primas sustentáveis ou de resíduos que possam propiciar a redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa e a sustentabilidade em toda a cadeia de produção e uso.


De acordo com o ministro do MCTI, Paulo Alvim, a iniciativa, que faz parte de uma aliança entre a sua pasta e os ministérios do Meio Ambiente e o de Minas e Energia, contribui para um país cada vez mais sustentável, inclusivo e com soluções nacionais.

 

Na avaliação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o grande desafio global rumo à neutralidade climática até 2050 é um combustível 100% neutro e o hidrogênio verde parece ser uma eficiente solução. “Para que isso se torne realidade, precisamos de muita ciência por trás deste processo. Esta chamada é importante pois vai fomentar o combustível do futuro”, afirmou Leite.

 

De acordo com os órgãos governamentais, poderão participar da chamada pública empresas brasileiras de qualquer porte, individualmente ou em parceria com outras empresas brasileiras, bem como Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) – estas últimas, porém, somente como prestadoras de serviços para as empresas proponentes e coexecutoras.