Topo AI
  ANO 36, EDIÇÃO 988 – 24 DE SETEMBRO DE 2025  
curva1  
ABIQUIMCAST COP30
“O Brasil pode ser a Arábia Saudita
da química verde”, afirma Jorge Soto
Crédito: Abiquim/Reprodução
“O futuro será distinto do presente, e integrar a sustentabilidade à estratégia de negócios não é mais uma opção, mas uma necessidade”, destacou Jorge Soto, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Esse é um trecho da entrevista exclusiva concedida a Carolina Sartori, Assessora de Sustentabilidade da Abiquim, no novo episódio do Abiquimcast, uma série especial lançada com a proximidade da COP 30.

Na conversa, ele também ressaltou o potencial único do Brasil para liderar a química verde, graças à disponibilidade de energia renovável e matéria-prima de origem sustentável.

Para acompanhar a entrevista na íntegra, clique aqui
 
curva1 curva2
 
COMPETITIVIDADE
Abiquim defende gás competitivo e
Presiq em Fórum Nacional Energético
Primeira foto: A partir da esquerda: Jean Paul Prates, André Passos Cordeiro, Demétrio Magalhães
e Bruno Armbrust

Crédito: Frente Energia/Reprodução

O presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, participou do Fórum Nacional Energético, promovido pelo Instituto Brasileiro de Transição Energética (INTÉ) em Brasília nos dias 16 e 17 de setembro. Integrando o painel “Gás natural – Integração da América Latina e desenvolvimento da indústria brasileira”, Passos reforçou a importância do insumo para a competitividade da indústria química nacional. Durante o debate, ele ainda destacou que, para garantir a sustentabilidade e a atração de investimentos no país, a indústria precisa de um preço de gás natural que seja competitivo em nível global.

Leia a matéria completa
curva1 curva2
GOVERNANÇA
REIQ é referência em estudo
sobre gastos tributários
 
Crédito: Abiquim/Divulgação
O presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, participou nesta terça-feira (23), na Casa Parlamento, em Brasília, do evento de divulgação do estudo “Gastos tributários em cenário de carga tributária crescente: o desafio de reformar”, conduzido pelo economista Pedro Fernando Nery. A pesquisa é fruto de uma parceria entre o Instituto Esfera e a Abiquim, com apoio da Associação. O estudo propõe melhorias na governança dos gastos tributários, com mais transparência, contrapartidas e avaliações periódicas. Um dos destaques é o REIQ (Regime Especial da Indústria Química), citado como exemplo de política pública eficiente por vincular benefícios fiscais a metas de competitividade, inovação e sustentabilidade.

Leia a matéria completa
 
curva1 curva2
 
CIRCULARIDADE
Setor produtivo lança
manifesto contra substitutivo
do PL da economia circular
 
Mais de 30 entidades representativas da indústria, comércio e serviços divulgaram um manifesto em que demonstram “total inconformismo” com o substitutivo ao PL 3899/2012, que trata da Política Nacional de Economia Circular, relatado pelo deputado Luciano Vieira (PL/RJ). O texto, segundo o setor, amplia de forma equivocada o escopo do projeto original e impõe obrigações consideradas desproporcionais e inviáveis para a realidade empresarial brasileira. O documento critica, entre outros pontos, a exigência universal de Planos de Circularidade e Gestão Integrada de Resíduos (PCGR), acompanhados de auditorias externas compulsórias e publicação de dados, que, segundo as entidades, criariam custos adicionais insustentáveis para empresas de todos os portes.

Leia a matéria completa
curva1 curva2

  “Diante dos desafios que a indústria química vem enfrentando, é crucial manter o foco. Sabemos que o cenário macroeconômico global e os impactos na competitividade de nossas operações são complexos. No entanto, acredito que se conseguirmos monetizar os produtos de baixo carbono que produzimos no Brasil e seguirmos avançando na jornada da circularidade e eficiência energética, onde já temos excelentes exemplos e protagonismo, continuaremos encontrando oportunidades mesmo em meio aos desafios.”

Mariana Orsini - Líder Regional da Dow no Brasil e Diretora de Relações Governamentais para a Dow na América Latina
 
curva1 curva2
curva1 curva2
Conheça mais sobre a indústria química brasileira, acessando os canais da Abiquim nas redes sociais.  
 
 
  Entre em contato com o nosso time para inserir o logotipo da sua empresa no Abiquim Informa: publicacoes@abiquim.org.br  
 
     
  Expediente
ABIQUIM INFORMA - é livre a transcrição, desde que citada a fonte.
Edição: Luciane Nogueira
e-mails: abiquiminforma@abiquim.org.br
Para a inclusão de profissionais de sua empresa que queiram receber o Abiquim Informa, envie uma mensagem para abiquiminforma@abiquim.org.br ou imprensa@abiquim.org.br informando os dados dos interessados (nome, e-mail, telefone, empresa e endereço comercial).
 
     
 
Para garantir que nossos comunicados cheguem a sua caixa de entrada, adicione os e-mails
eventos@abiquim.org.br , abiquim@timamoco.com.br e abiquim1@timamoco.com.br
ao seu catálogo de endereços e marque-os como endereços confiáveis.

Caso queira ser removido da base de dados da ABIQUIM clique aqui
O e-mail cadastrado em nossa base é eventos@abiquim.org.br