Topo AI
  ANO 36, EDIÇÃO 992 – 22 DE OUTUBRO DE 2025  
curva1  
POSICIONAMENTO
Indústria química reconhece
renovação de tarifas e mantém
foco em outras medidas
estruturantes de competitividade

Setor avalia decisão como passo essencial para reequilibrar
o mercado e fortalecer a política de neoindustrialização

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) recebeu com satisfação a decisão do governo federal que renovou, por mais 12 meses, as medidas de proteção tarifária para 29 produtos químicos. A medida, aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) no dia 23 de setembro, foi publicada na última sexta-feira (17) no Diário Oficial da União, entrando em vigor a partir dessa data. A manutenção das alíquotas de importação – de até 20% – representa um importante passo para reequilibrar o mercado interno, diante do aumento expressivo das importações e da concorrência desleal enfrentada pela indústria nacional. Atualmente, cerca de metade dos produtos químicos consumidos no Brasil são importados, em sua maioria vindos de países que praticam subsídios e preços artificialmente baixos.

Leia a matéria completa
 
curva1 curva2
 
CIRCULARIDADE
Fórum em Brasília discute
alinhamento regulatório para tornar
o Brasil líder em plástico sustentável
Abertura do Fórum: na primeira foto, a partir da esquerda, Paulo Teixeira (Abiplast),
Jefferson de Oliveira Gomes (CNI) e André Passos Cordeiro (Abiquim)

Crédito: Abiquim/Divulgação

O fórum “Plásticos: avanços e perspectivas para o Brasil”, realizado nesta terça-feira (21), em Brasília, pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu lideranças empresariais, parlamentares, ONGs, movimento de catadores e representantes do governo federal para debater os caminhos da economia circular no país. O encontro destacou a necessidade de alinhamento entre regulação, inovação, inclusão social e competitividade produtiva para que o Brasil consolide um modelo sustentável e eficiente de reaproveitamento de materiais. Na abertura, o Presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, destacou que o fórum simboliza “um marco de convergência para um ambiente regulatório justo, sustentável e exequível”, reforçando que o decreto representa um passo decisivo rumo a uma transição ambientalmente responsável, baseada na responsabilidade compartilhada entre setores produtivos, governo e sociedade.

Leia a matéria completa
curva1 curva2
SUSTENTABILIDADE
Indústria química reforça
compromisso com economia
circular após publicação de
decreto que consolida logística
reversa de embalagens plásticas
 
A publicação do Decreto nº 12.688, de 21 de outubro de 2025, que institui o Sistema de Logística Reversa (SLR) de Embalagens de Plástico no Brasil, foi recebida com entusiasmo pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que vê a medida como um marco decisivo para a construção de um modelo de economia circular baseado em responsabilidade compartilhada, previsibilidade regulatória e inclusão social. Segundo André Passos Cordeiro, Presidente-executivo da entidade, o decreto representa um marco importante para tornar o sistema de logística reversa mais transparente, efetivo e alinhado às melhores práticas internacionais. “Ele reforça a corresponsabilidade entre indústria, governo e sociedade, garante segurança para novos investimentos e valoriza toda a cadeia de circularidade, incluindo catadores e recicladores. O Brasil avança com um modelo que integra sustentabilidade, competitividade e inclusão produtiva”, afirma.

Leia a matéria completa
 
curva1 curva2
 
INDÚSTRIA E ACADEMIA UNIDAS
Abiquim e ABQ firmam aliança
pelo futuro da química
A partir da esquerda: Jean Carlos Antunes Catapreta (ABQ) e Yhebert Gouveia Afonso (Abiquim)
Crédito: Abiquim/Divulgação
  A Abiquim retomou um importante acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Química (ABQ), representada pelo presidente professor Jean Carlos Antunes Catapreta. A parceria reforça o compromisso conjunto de promover a ciência, a educação e o desenvolvimento da química no país. Para Yhebert Gouveia Afonso, Vice-presidente de Operações e Conformidade da Abiquim, a retomada simboliza uma nova fase de cooperação: “Estamos comprometidos em construir uma agenda conjunta que reforce o protagonismo da química e do corpo estudantil brasileiro. Em vinte anos — ou até menos — o Brasil tem plenas condições de conquistar um Prêmio Nobel de Química, se mantivermos uma política de Estado consistente nas linhas em que estamos engajados.”

Leia a matéria completa
curva1 curva2
PARTICIPE
Selo Verde Brasil: ABNT
Instala Comissão de Estudo
de Sustentabilidade
de Produtos Químicos
 
A Abiquim, na qualidade de Superintendente do Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-010), convida as associadas e demais partes interessadas para a Reunião de Instalação da Comissão de Estudo de Sustentabilidade de Produtos Químicos, que será realizada no dia 31 de outubro, às 14h, em formato online. Durante o encontro, serão apresentados os objetivos e o protocolo de instalação da nova Comissão, dedicada ao desenvolvimento de normas técnicas que sustentem a avaliação da sustentabilidade de produtos químicos. O trabalho é parte essencial do esforço para garantir maior transparência, credibilidade e competitividade ao setor, fortalecendo as bases técnicas do Selo Verde Brasil.

Leia a matéria completa
 
curva1 curva2
 
ABIQUIM CAST COP 30
Suzana Borschiver: “Não podemos
desistir da indústria química”
 
 
“A inovação verde é o caminho para transformar desafios ambientais em oportunidades.” Com essa reflexão, a professora Suzana Borschiver, da Escola de Química da UFRJ, participa do novo episódio do Abiquim Cast. Em um bate-papo com Fátima Giovanna Coviello Ferreira, Consultora Técnica Senior da Abiquim, ela mergulha nos desafios e oportunidades da transição energética e da descarbonização. “Um país forte precisa de uma indústria química forte. Não podemos desistir dela”, reforça Suzana, em diálogo que ganha ainda mais relevância com a COP30 no Brasil.

Clique aqui e acompanhe o episódio completo
curva1 curva2
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Em evento em Brasília, Abiquim
reforça protagonismo do setor
químico na agenda de descarbonização
 
À esquerda, Carolina Sartori (Abiquim) no painel ‘Descarbonização da Indústria Brasileira’
Crédito: Abiquim/Divulgação
No dia 15 de outubro, a Abiquim – representada por Carolina Sartori, Assessora de Sustentabilidade da entidade - participou do evento “Pré-COP30: O Papel do Setor Privado na Agenda de Clima”, promovido pela CNI, em Brasília. O encontro, que reuniu representantes de diferentes setores para discutir o papel da indústria brasileira na construção de uma economia de baixo carbono, abordou os caminhos e estratégias para a descarbonização da indústria brasileira, com foco em setores energointensivos. Foram apresentadas as principais rotas tecnológicas que a indústria química deve adotar para alcançar a neutralidade climática e alinhar-se à Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) brasileira, no contexto do Acordo de Paris.

Leia a matéria completa
 
curva1 curva2
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Abiquim contribui com
debate regulatório da ANP
sobre transporte de gás natural
 
Crédito: Abiquim/Reprodução
A Abiquim participou, no dia 15 de outubro, da 2ª sessão da Audiência Pública nº 05/2025 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que debateu a minuta de resolução que regulamenta os critérios para cálculo das tarifas de transporte de gás natural e o procedimento para a aprovação das tarifas propostas pelos transportadores de gasodutos. Paula Tanaka, Assessora de Assuntos Econômicos da Associação, destacou a importância do tema para a competitividade da indústria química, altamente dependente do gás natural como insumo energético e matéria-prima. Segundo ela, os altos preços do gás — incluindo a tarifa de transporte — têm comprometido a produção nacional, em um momento em que o setor opera nos menores níveis de utilização da capacidade instalada de sua história.

Leia a matéria completa
curva1 curva2

  A química representa 11% do PIB industrial e é a terceira maior dentro da indústria de transformação nacional. É a mais sustentável do mundo para produção de insumos estratégicos, utilizados por setores como saúde, defesa, agricultura e energia.”

Leonardo Durans, Diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Insumos e Materiais Intermediários do MDIC, ao falar que o Presiq, em curso no Congresso, já está no radar do Governo, com estudos sobre modelos de aplicação.
 
curva1 curva2
curva1 curva2
Conheça mais sobre a indústria química brasileira, acessando os canais da Abiquim nas redes sociais.  
 
 
  Entre em contato com o nosso time para inserir o logotipo da sua empresa no Abiquim Informa: publicacoes@abiquim.org.br  
 
     
  Expediente
ABIQUIM INFORMA - é livre a transcrição, desde que citada a fonte.
Edição: Luciane Nogueira
e-mails: abiquiminforma@abiquim.org.br
Para a inclusão de profissionais de sua empresa que queiram receber o Abiquim Informa, envie uma mensagem para abiquiminforma@abiquim.org.br ou imprensa@abiquim.org.br informando os dados dos interessados (nome, e-mail, telefone, empresa e endereço comercial).
 
     
 
Para garantir que nossos comunicados cheguem a sua caixa de entrada, adicione os e-mails
eventos@abiquim.org.br , abiquim@timamoco.com.br e abiquim1@timamoco.com.br
ao seu catálogo de endereços e marque-os como endereços confiáveis.

Caso queira ser removido da base de dados da ABIQUIM clique aqui
O e-mail cadastrado em nossa base é eventos@abiquim.org.br